Apesar da instabilidade fora das pistas, a RBR ganhou neste sábado um respiro, com a vitória de Max Verstappen na corrida sprint do GP da Bélgica. Na estreia de seu novo chefe de equipe, Laurent Mekies, o holandês superou o pole position Oscar Piastri na largada e manteve a liderança apesar das tentativas de aproximação do rival. Lando Norris completou o top 3.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Gabriel Bortoleto chegou em nono lugar – sem pontuar, porém, já que apenas os oito primeiros colocados são premiados na prova curta.
Leia também
A classificação para o GP da Bélgica será neste sábado às 11h (horário de Brasília).
Bortoleto conseguiu ganhar uma posição na largada, indo de décimo a nono e parando a meio segundo de Hadjar – de olho na última vaga na zona de pontuação. O franco-argelino conseguiu abrir uma distância mais segura para o rival da Sauber, e levou o último ponto disponível.
A conquista de Verstappen amplia seu recorde em corridas sprints: ele chega a 12 vitórias no formato, introduzido em 2021.
Resultado
MAX VERSTAPPEN (RBR)
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s753
LANDO NORRIS (McLaren) +1s414
CHARLES LECLERC (Ferrari) +10s176
ESTEBAN OCON (Haas) +13s789
CARLOS SAINZ (Williams) +14s964
OLIVER BEARMAN (Haas) +18s610
ISACK HADJAR (RB) +19s119
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +22s183
LIAM LAWSON (RB) +22s897
YUKI TSUNODA (RBR) +24s551
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +25s969
LANCE STROLL (Aston Martin) +26s595
FERNANDO ALONSO (Aston Martin) +29s046
LEWIS HHAMILTON (Ferrari) +30s175
ALEXANDER ALBON (Williams) +30s941
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +31s981
NICO HULKENBERG (Sauber) +32s867
FRANCO COLAPINTO (Alpine) +38s072
Não completou: Pierre Gasly (Alpine).
Gasly se retirou antes mesmo da corrida começar devido a um vazamento de água. Na largada, Piastri saiu na frente apesar de uma investida de Verstappen, na segunda colocação. Mas, a vantagem do australiano não demorou muito e o tetracampeão da RBR ganhou a liderança alguns metros à frente. Logo atrás, Leclerc aparecia em terceiro, tendo passado Norris no início da prova.
Na volta quatro, Norris conseguiu superar Leclerc para recuperar a terceira colocação. Piastri, enquanto isso, reduzia a desvantagem para Verstappen. O trio ensaiou uma disputa mais acirrada nas últimas cinco voltas da prova, quando ambos estavam separados por menos de cinco décimos.
No entanto, acabaram presos no vácuo gerado pelos carros e qualquer tentativa de aproximação foi anulada, mantendo as posições. A prova, no geral, teve poucas movimentações; quem ganhou mais posições foi Lewis Hamilton, que largou em 18º após um erro na classificação e terminou a disputa em 15º.